quinta-feira, 16 de junho de 2016

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Até meados do século XVIII o mundo era bastante atrasado. Na verdade, em boa parte do mundo, as coisas ficaram assim por mais um bom tempo. No entanto, lá por volta de 1750, na Inglaterra, começaram a surgir inovações de caráter tecnológico que levaram o mundo a um patamar nunca antes visto. As grandes inovações surgidas na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX receberam o nome de Revolução Industrial.


O mundo pré-industrial -  Imagine, caro leitor, um mundo com as seguintes características: ausência de máquinas; ausências de fábricas, fome endêmica; sociedade rural e atrasada; mortalidade infantil altíssima e expectativa de vida na faixa dos 35 anos. Pois é, este era o mundo anterior à Revolução Industrial!

Também havia outras coisas nada legais como a total falta de um tipo de energia eficiente, meios de comunicação e de transporte tão bons quanto os utilizados na Antiguidade ( a coisa mais rápida do mundo era o cavalo). este panorama um tanto quanto desagradável começou a mudar graças a revolução científica do século XVII que preparou o terreno para as invenções que viriam no século XVIII e XIX. 

PRO QUE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ACONTECEU NA INGLATERRA?
Muito já se especulou sobre o porquê da Revolução Industrial ter ocorrido na Inglaterra. Já se falou que foi por acaso; que foi pela superioridade dos ingleses como povo e, até mesmo em predestinação divina! Entretanto, o fato é que, na verdade, foi um conjunto de fatores que levaram os ingleses a tomar a dianteira do mundo. Vamos a alguns deles:



* Mão-de-obra excedente - desde a época dos "cercamentos", o povo inglês começou a migrar do campo para a cidade fornecendo assim a mão-de-obra para a nascente indústria têxtil.

* Abundância de carvão e ferro - apesar de ser um país pequeno, a Inglaterra dispunha de grandes reservas de ferro (para fazer as máquinas) e de carvão (para fazer as máquinas funcionarem).

* Mercado consumidor - a economia monetária já era mais desenvolvida na Inglaterra do que no restante dos países da Europa. Por isso mais pessoas tinham dinheiro para comprar produtos.

* Marinha mercante - tendo origem na pirataria, a marinha mercante inglesa era poderosíssima. Principalmente depois dos "Atos de Navegação".

* Economia liberal - claro que nenhum destes fatores teria a minima importância se não houvesse uma economia liberal que permitisse a livre iniciativa e o empreendimento.

GRANDES INVENTOS

Obviamente, quando falamos em Revolução Industrial, estamos falando em inovações técnicas. Os inventos do período podem hoje nos parecerem toscos e primitivos, mas, na época foram revolucionários!

- Máquina a vapor ( James Watt) 




- Descaroçador de algodão (Eli Whitney)




- Bomba d'agua (Thomas Newcomen)



- Máquina de semear (Jetro Tull)


- Lançadeira volante (John Key)

- Spining Jenny ( James Hargreaves)


- Mula (Jonh Cartwrite e Samuel Cromptom)


NOVAS CLASSES SOCIAIS

As mudanças trazidas pelo implemento das novas tecnologias e da indústria acabaram por acarretar mudanças na própria sociedade. A antiga ordem baseada em clero, plebe e nobreza passou a ser inócua frente aos novos tempos. Os principais grupos sociais surgidos com a Revolução Industrial foram:

BURGUESIA -  classe detentora dos meios de produção (fábricas, máquinas e, principalmente, dinheiro).

PROLETARIADO - nada possuem de relevante, apenas o seu trabalho, que é trocado por salário( ou seja, são os pobres).




SITUAÇÃO DOS TRABALHADORES 

Apesar de a vida na cidade ser um pouco melhor do que a miséria do campo, os trabalhadores viviam uma vida que qualquer um de nós classificaria como infernal! não havia direitos trabalhistas, férias, repouso remunerado, as fabricas eram os piores ambientes imagináveis: sujas, escuras e barulhentas. Os trabalhadores tinham jornada de 16 horas diárias com apenas uma pequena pausa para se alimentarem com um mingau ou sopa de qualidade bastante duvidosa. A fuligem intoxicava e entupia os pulmões. Crianças e mulheres trabalhavam e recebiam menos que os homens. O salário era miserável.
Após um dia de trabalho pesado, os trabalhadores iam para suas casas que, na verdade, eram pardieiros sem a menor estrutura. As pessoas se amontoavam em cortiços que eram antros de doenças e promiscuidade. as ruas eram estreitas sinuosas e cheias de lixo, excrementos, prostitutas e bandidos.





REAÇÃO DOS TRABALHADORES

Frente  a situação ultrajante dos proletários, algumas reações apareceram:

- O LUDISMO- liderados por Ned Ludman, este movimento visava destruir as máquinas.


- O CARTISMO- cartas que eram mandadas ao Parlamento com milhares de assinaturas exigindo mudanças.

- OS SINDICATOS - organização de trabalhadores para reivindicar direitos.



ASSISTAM AGORA............

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL!!!!!



A TRADIÇÃO OCIDENTAL : REVOLUÇÃO INDUSTRIAL








HUMANIDADE: A HISTÓRIA DE TODOS NÓS - MÁQUINA - CAPITALISMO INDUSTRIAL





   
EM BREVE MAIS ATUALIZAÇÕES!!!




ATÉ A PRÓXIMA GURIZADA!!!
'

Nenhum comentário:

Postar um comentário