domingo, 26 de junho de 2016

ABSOLUTISMO MONÁRQUICO

O Absolutismo Monárquico foi uma fase da história européia em que os reis centralizaram grande poder em suas mãos. Diz respeito, mais ou menos, ao período que vai do século XV ao final do século XVIII. Foi uma espécie de evolução do sistema feudal onde a nobreza atingiu um nível de poder que sobrepunha o restante da sociedade. O chefe dos nobres, que era o rei, subjugou o restante dos homens de sangue azul. Uns ficaram em suas terras interioranas e encastelados em suas fortalezas; outros foram levados a viver uma vida cortesã sobre rígido controle do rei e sustentados por gordas pensões régias.
A situação do povo neste período era basicamente a mesma que foi em toda a história humana precedente: miséria extrema! A fome matava milhares de pessoas na Europa devido à baixíssima produção das terras se comparadas com o minimamente aceitável. Praticamente ninguém sabia ler. Quase todos viviam nos campos sob um regime feudal. Nas cidades, os populares levavam uma vida bastante sofrida de muito trabalho e poucos recursos.
A Igreja ainda dispunha de de certo prestígio, pois estava ligada diretamente a monarquia. Claro que havia muita diferença entre o alto clero, quase todos advindos a nobreza, e o baixo clero, que vivia tão miseravelmente quanto o resto do povo em geral.
A burguesia, homens de negócios que lidavam com dinheiro, eram os grandes responsáveis pelo grande poder dos reis neste período. Foi com o dinheiro desta classe que que os reis puderam formar poderosos exércitos nacionais e sufocar tanto revoltas camponesas quanto subjugar nobres que eram contra a centralização do poder nas mãos do rei. Mas, de onde veio o dinheiro da burguesia que enriqueceu e fortaleceu as monarquias europeias? Veio basicamente da América! A exploração colonial e a expansão das redes de comércio mundial, inundou a Europa com ouro prata e outros valores. Esta aliança entre reis e burguesia resultou em uma política econômica que ficou historicamente conhecida como mercantilismo. Neste sistema, a burguesia trabalhava e empreendia os negócios lucrativos, principalmente transoceânicos, e pagava gordos impostos ao rei que apoiava tais empreitadas.

Abaixo segue um esquema que explica, claro que de forma muito simplificada, como funcionava o Absolutismo Monárquico:

 
      

Slides das aulas sobre o absolutismo e o mercantilismo:

























MERCANTILISMO












VIDEOS DA SÉRIE " A TRADIÇÃO OCIDENTAL"  EP. 31
A ERA DO ABSOLUTISMO




ATÉ A PRÓXIMA GURIZADA!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário