domingo, 12 de junho de 2016

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 - 1918)


    A Primeira Guerra Mundial ou, como era dito na época, simplesmente, a Grande Guerra marcou para sempre a história mundial delimitando claramente o fim de uma era e o início de outra. Representou o início de técnicas industriais para levar a morte e a destruição aos inimigos. Foi o fim da crença desmedida no progresso técnico como o fator que levaria a humanidade a um estado de permanente paz e felicidade. Foi o triunfo do nacionalismo e também do imperialismo sobre as teorias socialistas e internacionalistas. Entretanto, abriu caminho para a Revolução Russa de 1917.
    Sem mais delongas, abaixo seguem os slides da aula sobre a Primeira Guerra Mundial:

Soldados entrincheirados na Primeira Guerra Mundial.

    Bom, aqui vocês estão observando o quanto o imperialismo europeu teve um papel importante no desencadeamento do conflito. Principalmente na preparação do cenário.


     Os alemães não estavam para brincadeira! Os caras realmente queriam a posição dos britânicos no comando do mundo. Vinham com tudo e dispostos para a briga!


   
    O nacionalismo é uma espécie de patriotismo levado ao extremo. E, como tudo neste mundo que é demais, acaba por trazer resultados nada agradáveis. o amor desesperado a um país ou a um governo pode fazer até o povo mais inteligente e culto do mundo fazer as coisas mais estranhas e acabar se dando muito mal!





Os franceses tinham uma grande mágoa dos alemães e sonhavam com a oportunidade se se vingar da derrota sofrida na Guerra Franco Prussiana.



     Estes são os dois grupos de países que estavam se organizando militarmente para um possível combate. A Tríplice Aliança, formada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e  Itália; e a Tríplice Entente, formada pela Inglaterra, a França e a Rússia. note que a tríplice aliança se formou bem antes da Entente.








O INÍCIO DO CONFLITO





    Vimos que desde o começo a situação da Alemanha era bastante complicada, pois tinha de enfrentar duas frentes de batalha: uma ocidental, contra as duas maiores forças da época , Inglaterra e França; e outra frente oriental, contra o defasado e destreinado, porém muito numeroso, exército russo.





INOVAÇÕES NOS ARMAMENTOS
















   Aí está a Europa depois da Primeira Guerra Mundial. Totalmente diferente da situação anterior ao conflito que, inicia de uma vez por todas, o século XX.

   Agora vamos dar uma olhada nos armamentos utilizados na peleia:

BAIONETAS


Quando a bala falhava, o jeito era faca no bucho!

  Inventada no século XVII, a baioneta, que era uma espécie de punhal atado a uma arma de fogo, geralmente um rifle, não foi de grande uso prático na Primeira Guerra, devido ao avanço tecnológico bélico e uso de outras armas mais letais. Ainda sim, era bastante comum entre os soldados de todas as nações envolvidas no conflito. Considera-se que tinha mais efeito psicológico que prático.

LANÇA-CHAMAS



   O lança-chamas foi introduzido pelos alemães no começo da guerra e inicialmente causou terror entre as tropas adversárias, que também passaram a adotá-lo pouco depois. De curto alcance, era usado pelos soldados principalmente para abrir caminho para os colegas de infantaria, que vinham logo atrás – no começo da guerra, os lança-chamas usados pelos alemães eram manuseados por bombeiros.

MORTEIRO
    O morteiro foi outro armamento antigo que ganhou uma nova concepção na Primeira Guerra Mundial, caracterizada pela batalha de trincheiras. Sua principal vantagem é que poderia ser disparado de uma posição relativamente segura, dentro da própria trincheira, evitando uma exposição desnecessária diante do inimigo. Consequentemente, quando lançado com sucesso, o morteiro caía exatamente dentro da trincheira inimiga, fazendo muitas vítimas.


GRANADAS


   A Primeira Guerra Mundial foi responsável pela popularização do uso de granadas em combates - o sucesso fez com que sejam bastante empregadas até os dias atuais. No primeiro ano do conflito, no entanto, eram utilizadas granadas pouco sofisticadas, e em pequena escala.

PISTOLAS

PISTOLA LUGER

  As pistolas e revólveres eram usados majoritariamente por oficiais, policiais militares e pelo pessoal que atuava em tanques e aviões, já que para estes era quase impraticável transportar um rifle – arma carregada por quase todo soldado na guerra.

REVÓLVER WEBLEY
  A pistola considerada a mais famosa da Primeira Guerra Mundial foi a Luger, usada pelo exército alemão – era considerada um troféu quando capturada pelos aliados. A Webley, no entanto, utilizada pelos britânicos, não ficou muito atrás em termos de reputação.

RIFLES


   Apesar dos avanços tecnológicos no período, o rifle se manteve como o armamento mais crucial para o trabalho de um soldado, sempre presente em qualquer unidade de infantaria. Era com os rifles que os soldados participavam das ações de ataque e defesa, bem como dos períodos de folga entre as batalhas.
Além dos soldados comuns, ganharam fama na guerra os chamados snipers – atiradores de elite de grande precisão. Em uma guerra de trincheiras, onde as posições eram bem guardadas e protegidas, a mira desses snipers foi responsável por muitas mortes no conflito. Presente em todos os fronts, os atiradores tinham um importante papel em minar a moral do inimigo – talvez por isso, não podiam contar com a clemência dos adversários quando eram capturados.

METRALHADORA
    Criada no século XIX, a metralhadora ganhou verdadeira alma e fama durante a Primeira Guerra Mundial. Arma de fogo automática, capaz de disparar sucessivamente, a metralhadora dominou e personificou os campos de batalha do conflito. Sua capacidade para abater ou deter rapidamente um grande número de adversários mudou a história das guerras travadas até então, e garantiu sua presença nos conflitos que vieram a seguir.
   Os alemães foram os primeiros a perceber o potencial das metralhadoras, já no início da guerra. Os adversários logo se deram conta de seu poder e passaram a utilizar o armamento em larga escala.
  Devido ao tamanho e peso, necessidade de muita munição e mecanismos de resfriamento, as metralhadoras se destacaram pelo desempenho defensivo: seu uso era altamente eficaz contra os assaltos de infantaria inimiga. Quando bem posicionadas, principalmente em trincheiras fortemente protegidas, as metralhadoras podiam ser consideradas quase intransponíveis.



SEGUEM ABAIXO ALGUNS VIDEOS E DOCUMENTÁRIOS SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL:

OS PRIMEIROS COMBATES AÉREOS


A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: O FIM DE UMA ERA




AS BATALHAS DO PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

EPISÓDIO 1




EPISÓDIO 2




EPISÓDIO 3





EPISÓDIO 4 




EPISÓDIO 5 




EPISÓDIO 6




EPISÓDIO 7 



EPISÓDIO 8 



É isso aí pessoal. Com este material já dá para vocês manjarem um pouco sobre a Primeira Guerra Mundial!

Até a próxima gurizada!







Nenhum comentário:

Postar um comentário